Criança de 5 anos morre após ser vítima de desabamento provocado por chuva no RJ
10/02/2026
(Foto: Reprodução) Criança de 5 anos morre após ser soterrada em deslizamento provocado por chuva no RJ
Uma criança morreu no hospital após ser vítima de um deslizamento de terra na noite de segunda-feira (9), em Barra Mansa (RJ). A morte foi confirmada pela prefeitura na manhã desta terça-feira (10), em uma nota de pesar.
A menina foi identificada como Maria Eduarda dos Reis Norberto, de 5 anos. Ela estava em casa no momento do ocorrido, no bairro Siderlândia, um dos mais afetados pelo forte temporal que atingiu a cidade.
Criança foi identificada como Maria Eduarda dos Reis Norberto, de 5 anos.
Divulgação/Redes Sociais
A prefeitura informou que Maria Eduarda foi socorrida e internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa. Ao longo da madrugada desta terça-feira, ela sofreu sete paradas cardiorrespiratórias e não resistiu. A administração municipal decretou o luto oficial de três dias.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Segundo a Defesa Civil, a chuva intensa provocou deslizamentos, desabamentos de imóveis, quedas de árvores e alagamentos em diversos pontos do município. Em três horas, foram registrados 72 milímetros de chuva.
Outras quatro pessoas ficaram feridas no incidente. O pai de Maria Eduarda sofreu escoriações e já recebeu alta. Uma irmã da vítima fatal, de 2 anos, teve uma fratura no crânio, passou por cirurgia e segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A terceira vítima é outra menina, que teve ferimentos leves e também já recebeu alta. A quarta pessoa ferida não teve o estado de saúde divulgado.
Transtornos causados pela chuva
Deslizamentos de terra foram registrados na noite de segunda-feira (9).
Divulgação/TV Rio Sul
De acordo com a Defesa Civil, foram contabilizados 18 deslizamentos de terra, seis desabamentos de imóveis, três desabamentos de muros, quatro quedas de árvores e 12 pontos de alagamento severo. Também houve o transbordamento dos rios Barra Mansa e Bocaina e o desabamento de uma ponte.
Além do Siderlândia, os bairros mais afetados foram Nova Esperança, Boa Sorte, São Luiz, Piteiras, Jardim América, Saudade, Santa Clara, Goiabal, São Judas, Monte Cristo, Abelhas e o Centro.
A Prefeitura informou que dois pontos de apoio foram disponibilizados para a população, no Clécio Penedo e no Humberto Chiesse. Equipes estão nas ruas para ajudar na limpeza das vias e prestar suporte aos moradores afetados.
Em casso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e Corpo de Bombeiros pelo 193.
Nota da prefeitura
"A Prefeitura de Barra Mansa informa, com profundo pesar, o falecimento da criança de 5 anos que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, em decorrência dos impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município na noite de segunda-feira (09).
O prefeito Luiz Furlani, em nome da administração municipal, manifesta solidariedade e condolências aos familiares e amigos, colocando toda a estrutura do Poder Público à disposição para prestar apoio neste momento de dor.
— Recebemos essa notícia com muita tristeza. Nos solidarizamos com a família e reforçamos que a Prefeitura de Barra Mansa seguirá oferecendo todo o suporte necessário, tanto no acompanhamento do caso quanto no amparo aos familiares — destacou o prefeito Furlani.
A Prefeitura segue acompanhando a situação junto às equipes da Saúde, Assistência Social e demais órgãos envolvidos, reforçando o atendimento às famílias afetadas e com as ações de resposta e recuperação após as chuvas."
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul